A importância da metrologia

Já pensou como seria o mundo se não houvesse certeza nas medidas ao nosso redor? Como saberíamos que estamos dirigindo em segurança em uma via, ou que chegaremos a um compromisso a tempo, ou até mesmo que a quantidade de comida comprada no supermercado está correta?

A verdade é que essa situação tem um impacto maior do que se pode imaginar. Medir é a evolução natural do comparar, que é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento humano. Um exemplo disso e a evolução no combate ao câncer. As técnicas mais modernas somente possuem eficácia quando sua dosagem e periodicidade são corretas e confiáveis.

metrologia

A metrologia nada mais é que a ciência focada nas medições das grandezas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia, E a partir dessa ciência é que podemos garantir a certeza das medidas e a base para os avanços tecnológicos e econômicos na sociedade.

Por esta razão, o Estado se preocupa em construir políticas públicas voltadas ás áreas da metrologia, em verificar que os instrumentos usados para medir estão em condições de indicar medidas corretas, além de fiscalizar algumas grandezas e instrumentos que garantam a conformidade de determinados bens de consumo. Então, nosso papel é certificar as quantidades envolvidas em uma transação comercial e também criar incentivos para a nossa indústria se desenvolver tecnologicamente, tornando-se mais competitiva no panorama global.

No Brasil, a política pública de metrologia e qualidade é formulada pelo Instituto nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e exercida pelos estados, por meio dos Institutos de Metrologia e Qualidade. Isto porque, como o nosso país é extenso, é impossível um único órgão compreender as necessidades e potencialidades de cada região, município e polo industrial.

Logo Inmetro horizontal

O INMETRO é o instituto brasileiro responsável por especificar as métricas mínimas necessárias para referência na produção de um produto ou equipamento. Todo modelo de produto ou equipamento que possui o selo do INMETRO passou por uma bateria de testes para assegurar que ele atende ao conjunto de métricas que garantem durabilidade e segurança para quem está usando.

Procure produtos com selo do INMETRO. Esta é a sua principal referência de qualidade e durabilidade de um equipamento.

Fonte: Revista Gôndola, nº 239, Março/2016 – Com adaptação Sibéria Equipamentos

%d blogueiros gostam disto: