Acessibilidade além da estrutura física

Quando se fala em acessibilidade, se pensa em rampas de acesso, barras no banheiro, faixas antiderrapantes e outros dispositivos e ações para que uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida possa usufruir, livremente, dos espaços do estabelecimento. Mas o assunto vai além das adaptações na estrutura da casa. Os bares e restaurantes devem estar preparados para atender as pessoas com todo tipo de deficiência – seja física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla – mobilidade reduzida.

Acessibilidade além da estrutura física

As leis federais sobre acessibilidade existem há 12 anos e remetem às normas da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que teve sua última atualização em 2015. Todas as informações que envolvem o tema estão disponíveis na internet, no site do Ministério da Justiça ou da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.aces

Para Passafaro, que também é instrutor das normas de acessibilidade da ABNT, muitos empresários esperam que a fiscalização bata à porta para se preocupar sobre as adequações necessárias, quando deveria acontecer o inverso. “Eles se esquecem que possuem um mercado enorme de consumidores (com deficiência e mobilidade reduzida)”.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% da população apresenta alguma deficiência. para celebrar os momentos com família e amigos é fato que essa parcela de brasileiros vai optar por bares e restaurantes que atendam às suas necessidades. É o que explica Passafaro “É importante entender que essas adequações devem ser pensadas como investimento, para que o estabelecimento possa abarcar uma quantia maior de novos clientes”.

Além disso, vale lembrar que a acessibilidade engloba não só as pessoas com deficiência, como também idosos, obesos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. “O empresário que não enxerga isso, deixa de ser um empresário com visão comercial’, enfatiza Passafaro.

Fonte: Revista Bares & Restaurantes, #109 – Ano 19

Normas abnt para acessibilidade em edificações

%d blogueiros gostam disto: