Dicas para evitar fraudes da logística para sua empresa

Empresários do setor podem, eventualmente, lidar com as chamadas “quebras” na entrega de mercadorias, que ocorrem quando os produtos chegam em quantidade não condizente com o que foi negociado. Um dos motivos nada tem a ver com planejamento logístico; alguns funcionários das empresas responsáveis pelo armazenamento e entrega agem de má-fé e acabam subtraindo produtos, muitas vezes sem que a própria prestadora de serviço tenha conhecimento da situação. Para evitar essa situação – e não amargar esse prejuízo – os gestores de bares e restaurantes devem adotar procedimentos para conferir e registrar tudo o que é recebido e saber como agir no momento da entrega.

Dicas para evitar fraudes da logísticaGarrafas ou latas a menos nas caixas de cerveja, refrigerante ou água. peso total da carne ou de outros produtos inferior ao que foi adquirido. peso do gelo acrescido erroneamente ao peso final do pescado; e entrega de barris de chopp vazios ou parcialmente vazios são alguns dos exemplos mais comuns relatados pelos empresários. Casos como estes têm impacto no faturamento e, principalmente num momento em que é preciso repensar custos e aumentar a produtividade dos negócios, prevenir que isso ocorra é importante.

Medidas a serem adotadas

Além de checar o peso de alimentos, como hortifrúti, carnes e pescados, contar todos os itens recebido e avaliar a qualidade dos produtos, também é importante atentar para a nota fiscal ou recibo entregue pelo funcionário encarregado, que podem estar vencidos ou deteriorados, impossibilitando contestação posterior, se necessária. É o que explica Percival Maricato, advogado e presidente da Abrasel em São Paulo.

ele recomenda que todas as provas devem ser registradas para comprovar a ação desonesta e, dependendo da situação, pode-se denunciar à polícia, recorrer ao Ministério Público, ao Procon ou ajuizar ação contra o fraudador. Mas é preciso cautela. “Nem sempre convém denunciar à polícia, exceto se a fraude for completada e o fornecedor se recusar a indenizar. Por isso, as provas são essenciais. Se alguém denuncia uma pessoa na polícia e não consegue provar, pode ter contra si outra denúncia, por injúria, difamação, calúnia ou até mesmo ação por dano moral”.

Os procedimentos para combater fraudes ou desonestidades na entrega de produtos devem se tornar uma cultura entre os empresários de bares e restaurantes. “A Abrasel pode ajudar orientando, divulgando informações e denunciando os mais fornecedores, porém o empresário também de verificar atento e criar medidas preventivas, como sistemas de segurança, contabilidade e registros em dia, além de controles de entrada e saída de estoque”, destaca Maricato.

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