Principais elementos que podem causar a ruptura em sua loja

Fatores que influenciam a ruptura

São muitos os fatores que influenciam o aumento do índice de ruptura dentro das lojas. O problema nunca está sozinho, ou seja, pode surgir das alhas de diversos setores juntos. Veja quatro fatores listados por Robson Minhoz, da NeoGrid, que podem levar a à ruptura;

  • Negociação. No atual momento, as negociações de crise econômica entre o varejo e a indústria são mais acirradas. Há aumento de custos na produção e isso se reflete no preço final dos produtos. Para não absorver esse custo, o varejo tende a negociar mais e, às vezes, comprar menos.
  • Compra. Na hora da compra, é necessário conhecer bem seus consumidores e também o mercado, e muitos varejistas têm pecado nesse ponto. Definem o mix de forma errada, comprando em maior quantidade o que não tem saída e em menor quantidade os produtos mais procurados.
  • Promoções. As promoções incentivam os consumidores a comprar em maior quantidade. Então, muitas vezes o cliente que não pretendia comprar determinado produto, acaba por levar até maiores quantidades para aproveitar o preço baixo. esse é outro fator que eventualmente pode causar a ruptura.
  • Consumo. Hábitos alimentares mudando, assim como o comportamento dos consumidores. Hoje, opta-se muito por fazer refeições em casa, fazend0 com que a demanda por produtos nos supermercados aumente. Se o varejista não estiver preparado para essas mudanças, com certeza irá sentir os efeitos da ruptura.

 

Fonte: Revista Gôndolas. Edição 241, Maio de 2016.

%d blogueiros gostam disto: