Supermercadistas ! Conheça 8 passos para ter qualidade em hortifrutis processados

Que é necessário garantir um processo de manipulação de frutas, legumes e verduras dentro dos padrões exigidos de segurança alimentar, não é novidade. Mas nem todas as empresas conseguem garantir que a manipulação ocorra de acordo com as melhores práticas. Por isso, é importante listar as principais medidas e checar se os funcionários estão cumprindo as normas. Confira a seguir oito passos apontados por Roseane Bob, nutricionista e diretora técnica da consultoria VegQuality:

1. Corte: os utensílios devem ser lavados e sanitizados durante o processo e após a sua conclusão. A higienização também é necessária ao mudar de atividade. Isso evita que um alimento contamine outro.

2. Embalagens: elas precisam ter sido aprovadas para uso em alimentos. No caso das bandejas, o mais indicado é preferir as recicláveis. As embalagens precisam ser armazenadas em locais secos, limpos e não ter tido contato direto com o chão.

3. Preservação: após o corte, os alimentos devem ser armazenados no máximo 30 minutos, à temperatura de 10° C a 12° C, até serem embalados.

4. Ambiente de preparo: a equipe precisa ser conscientizada da necessidade de manter o local sempre limpo, realizando higienização adequada de tábuas, balcões, etc.

5. Uniformes: devem estar bem conservados, limpos e ser trocados diariamente. Os sapatos devem ser fechados e estar em boas condições de uso. Cabelos devem ser mantidos presos e protegidos com toucas. Também é recomendado o uso de luva.

6. Refrigeração: frutas, legumes e verduras minimamente processados devem ser mantidos em expositores refrigerados à temperatura entre 3° C e 10° C.

7. Exposição: os alimentos que tiveram algum tipo de processamento devem ser expostos separadamente dos que não tiveram. A ideia é não confundir o consumidor na hora da compra, já que um está pronto para o consumo e o outro não.

8. Transporte: para transportar os FLV prontos para o consumo é preciso seguir a temperatura recomendada para refrigeração. Sem isso, a qualidade fica prejudicada, assim como a validade, o que gera quebras.

%d blogueiros gostam disto: